Notícias

Judocas da Ilha vão lutar na Argentina

Grupo do Esporte Clube Cocotá treina para competição internacional


26/04/2024 - Edição 2195

Um grupo de judocas insulanos está se preparando para representar o Brasil no exterior. São quinze jovens atletas que conquistaram medalhas no Open Brasil de judô e se classificaram para a Copa Hacoaj, que vai ser disputada em Tigre, na Argentina, nos dias 25 e 26 de maio.  

Os atletas, entre meninos e meninas de 13 a 18 anos, treinam três vezes na semana no Esporte Clube do Cocotá com o sensei Joaquim Mamede. Entre eles, há campeões brasileiros e pan-americanos e a maioria é originária da Escola Municipal GEO Nelson Prudêncio, localizada na Vila Olímpica Nilton Santos. 

— São atletas excelentes que descobri quando dei aulas de judô lá. Vi que tinham talento e os trouxe para treinar comigo aqui no Esporte Clube Cocotá. Quase todos são alunos ou ex-alunos do GEO Nelson Prudêncio — conta Mamede, completando em seguida — Esse é o maior legado que a educação aliada ao esporte pode trazer. Eles não são só medalhistas no tatame, mas também campeões na vida. 

— É fenomenal! E tudo isso é fruto do nosso trabalho árduo e do nosso sensei. A gente dá o máximo em todas as competições que participamos e essa não vai ser diferente. Nosso objetivo é sempre evoluir — afirma Gabriel, que luta na categoria Sub-18. 

Enquanto a data não chega, o grupo organizou diversas campanhas, como rifas, vendas de doces e uma vaquinha virtual para arrecadar fundos para custear a viagem para a Argentina. De acordo com a projeção da equipe, o custo total para toda a delegação está em torno de R$ 35 mil, cerca de R$ 3 mil por atleta. 

— Ter essa oportunidade de representar o país é muito legal e tem tudo para ser uma experiência maravilhosa, mas que para isso precisamos ter esse dinheiro para ir até lá. Então estamos correndo atrás e nos esforçando para chegar lá — explica Jennifer Barbosa, de 14 anos e que luta na categoria Sub-15. 

Para colaborar com a vaquinha as pessoas podem contribuir com qualquer valor através do link https://www.vakinha.com.br/vaquinha/apoie-nossos-atletas-em-uma-competicao-internacional.